19 de janeiro de 2013

[Análise]: iPod Shuffle


Pequeno, prático, com preço aceitável nos EUA e uma facada (bem profunda) no Brasil. Esse é o iPod Shuffle, o menor dentre os outros tocadores de mp3 da Apple. Seu design foi criado para atender a uma necessidade bem específica: Escutar música enquanto se faz atividades físicas. Você pode fazer sua caminhada diária (ou quem sabe uma faxina?) sem se preocupar em olhar as informações da música que quer ouvir, graças ao VoiceOver, e sem precisar de um bolso.



Fazendo Exercícios

O clipe embutido na parte de trás possibilita que você prenda o iPod na sua roupa para ter fácil acesso aos botões. Seu peso e dimensões diminutas não causam desconforto mesmo que prenda ele na gola da camisa. Mas fica aqui a dica: Não o prenda na barra da camisa ou em outro lugar em que a abertura do clipe fique para cima, pois por mais que ele fique firme, tecidos finos somados ao impacto gerado durante um exercício fazem com que ele escorregue e se solte. E você talvez não o sinta solto a tempo de evitar que ele bata ou prenda em algo.

Seu corpo é uma peça única feita de alumínio polido, assim como os MacBooks, e é bem vedado para evitar danos causados pelo suor. A única abertura é a entrada dos fones de ouvidos, que também é usada para carregar a bateria.

Especificações

Já falei do quanto o Shuffle é pequeno e leve. Estes são os dados exatos fornecidos pela Apple e algumas comparações:

Altura: 29mm, Largura: 31,6mm, Espessura: 8,7mm.
Para ter uma idéia melhor, confira as fotos comparando o iPod com uma borracha e algumas moedas.

Peso: 12,5 g. Os fones da Philips que eu uso pesam um pouco mais: 18g.

Ele está disponível em 8 cores, sendo uma exclusiva da Apple Store.

A qualidade do áudio na reprodução é satisfatória dependendo dos fones de ouvido e do arquivo de áudio em sí.

Seu corpo possui as laterais arredondadas. É bastante resistente. Já o derrubei algumas vezes e até pisei nele sem querer (prefiro não comentar! ¬¬”) e mesmo sofrendo amassados nos cantos, seu funcionamento não apresentou nenhuma alteração.
Duração da Bateria: 15 horas. A Apple cumpre o que promete com a bateria. Quem me conhece sabe que eu vivo escutando música. Uso este iPod constantemente e ele só precisa ser carregado no máximo uma (UMA!) vez por semana. A carga completa dura 3 horas, mas com uns 30 minutos ligado na USB ou carregador, já aguenta uma horinha dando uma corrida. Mas recomendo sempre dar a carga completa.
Armazenamento: 2GB. A capacidade é suficiente para armazenar suas playlists favoritas (“corrida”, “academia”, “lavar louça” ...) e podcasts. Você ainda pode ativar o Genius no iTunes para botar uma nova seleção de músicas toda vez que você sincronizar o iPod no seu computador.
Botões:Na frente estão os 5 botões clássicos para mudar faixas e controlar o volume. O botão central de play/pause serve também para bloquear os demais botões quando pressionado por alguns segundos. Encima estão, o botão deslizável que liga/desliga e ativa o aleatório, o led que muda de cor de acordo com a porcentagem da bateria, o conector dos fones/carregador e o grande trunfo do iPod Shuffle, o botão de VoiceOver.

VoiceOver

Botão VoiceOver no meio.
Os primeiros mp3 players possuíam apenas botões e muita gente reclamava de não poder ver as listas das músicas para escolher qual ouvir. Com o tempo surgiram aqueles que possuíam um pequeno display monocromático e a partir daí ninguém queria mais apenas botões. Mas pense agora na seguinte situação: Você está correndo na praia, suando para perder tudo o que ganhou na ceia de natal e no ano novo. Para dar mais pique você quer escutar o tema do Rocky Balboa, mas sem precisar parar. Você vai conseguir ler com facilidade o nome da faixa? É aí que entra o VoiceOver, que fala para você as informações da faixa que está ouvindo (Nome e Intérprete).

Muito mais do que falar sobre a música em execução. De acordo com o número e duração do clique no botão você pode navegar pelas outras faixas, selecionar playlists e escutar a porcentagem da bateria. Não é uma maravilha? O VoiceOver funciona em vários idiomas, incluindo o português. As poucas vezes em que ele não funcionou como esperado foram ao pronunciar títulos de músicas em inglês de bandas asiáticas e ao ler as informações de uma faixa baixada da casa do Jack Sparrow (Quem nunca né?). Na primeira ocasião ela pronunciou o nome da música com um sotaque muito carregado e na segunda a tag era tão grande que ela passou um tempão falando. (XD) Se não fosse um programa, teria ficado sem ar!


Dicas e Considerações Finais

O iPod Shuffle é um ótimo player de música que proporciona uma boa experiência para aqueles que querem curtir um som  ou ouvir um podcast sem se preocupar em ficar checando uma tela toda hora. Ótimo também para ser usado em locais públicos sem chamar atenção indesejada. Prenda-o na cintura, por baixo da camisa, e use fones discretos que ele passará despercebido pelos outros. E você nem precisa deixá-lo à mostra para chegar à música que quer! :-D  O único empecilho aqui é o preço salgado. R$259,00 é um absurdo mesmo para um produto Apple. Se puder compre ou peça para um amigo comprar no exterior. Nos EUA ele custa U$49,00. Mesmo sendo mais caro que modelos similares vendidos lá, a qualidade compensa o preço. Espero que tenham gostado da análise, até a próxima! o/

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário